domingo, 2 de setembro de 2012

Agenda: Evanescence - Turnê mundial do novo álbum da banda, “Evanescence”, chega ao país em outubro.




Considerada uma das mais populares bandas de rock surgidas neste século, o Evanescence está de volta ao país. Os norte-americanos chegam ao Brasil em outubro com a turnê de seu mais recente álbum, o homônimo “Evanescence”. A banda se apresenta dia 04 de outubro no Pepsi on Stage em Porto Alegre e dia 07 em São Paulo no Espaço das Américas. A também norte-americana The Used fará os shows de abertura.

O Evanescence já ganhou dois prêmios Grammy e vendeu cerca de 25 milhões de cópias de seus cinco álbums. A popularidade da banda junto ao público, que adora seus clipes, sempre nos primeiros lugares da MTV, ganhou contextos de discussão junto à crítica especializada, que luta para classificar o som da banda: seria puramente metal, ou new metal, ou gothic metal ? Para eles, chegou-se até a criar um novo rótulo, o “nu metal“. Na opinião da crítica, são questões comuns quando se trata de uma banda que adota um estilo inovador.

EVANESCENCE

O Evanescence é uma banda norte-americana de rock formada em 1995 na cidade de Little Rock pela vocalista e pianista Amy Lee; a formação original ainda contava com o guitarrista Ben Moody, que hoje deixou o grupo. Atualmente o grupo tem cinco integrantes: Amy Lee, Terry Balsamo, Tim McCord, Will Hunt e Troy McLawhorn.

O Evanescence era popular na região de Little Rock, tocando em bares e casas noturnas. Os primeiros materiais da banda são os EPs “Evanescence” (1998) e “Sound Asleep” (1999), dos quais todas as cópias foram vendidas e porisso extremamente raras em todo o mundo. Porém a banda só ganhou fama e reconhecimento mundial no ano de 2003 com o álbum “Fallen” que recebeu sete vezes disco de platina pela RIAA, além de vender mais de 17 milhões de cópias em todo o mundo, ajudando a banda a vencer dois Grammys.

O álbum ao vivo “Anywhere but Home” (2004) foi gravado em Paris, alavancando o sucesso internacional da banda, principalmente na Europa. Durante 2003, o single “Bring Me to Life” permaneceu por semanas no topo das paradas musicais, tornando-se o maior hit da banda até então; a canção ainda entrou para a trilha sonora do filme “Daredevil”. Em outubro de 2003, o guitarrista Ben Moody anuncia sua saída do Evanescence em meio à turnê “Fallen Tour”, alegando diferenças criativas com os outros membros da banda.

O segundo álbum de estúdio, “The Open Door” (2006) trouxe de volta a banda após dois anos de hiato. O disco vendeu cerca de 6 milhões de cópias em todo o mundo. Após a turnê “The Open Door Tour” em 2007, o guitarrista John LeCompt e o bateirista Rocky Gray deixam a banda. Com isso restam apenas Lee e Balsamo, já que Will Boyd também deixara a banda em meados de 2006.

O terceiro disco de estúdio, o auto-intitulado “Evanescence” (2011) debutou em primeiro lugar na Billboard 200, e vendeu mais de meio milhão de cópias em apenas um mês, sendo recebido com entusiasmo pela crítica e pelos fãs da banda. Foram lançados até então três singles deste novo trabalho: “What You Want”, “My Heart Is Broken” e “Lost in Paradise”.

DISCOGRAFIA
2000 – Origin
2003 – Fallen
2004 – Anywhere But Home
2006 – The Open Door
2011 – Evanescence

Site oficial: www.evanescence.com

THE USED

Composta por Bert McCracken nos vocais, Quinn Allman na guitarra, Jepha Howard no baixo e Dan Whitesides na bateria, o The Used é uma banda norte-americana de post-hardcore formada na cidade de Orem, no estado de Utah, em 2001. O embrião da banda surgiu em outubro de 1999, quando Quinn com amigos formaram uma banda chamada Dumb Luck. Gravaram um EP, mas não obtiveram sucesso. Começaram então a fazer testes para encontrar um vocalista que se encaixasse perfeitamente no contexto da banda. Bert era conhecido de Quinn e foi convidado a se juntar a eles. Em Janeiro de 2001 a banda estava oficialmente formada e tinha um novo nome – Used. Enviaram a música “Box Full Of Sharp Objects” para John Feldmann, que a achou genial e logo quis iniciar um projeto com a banda. Gravaram então um EP e consequentemente assinaram contrato com a gravadora Reprise Records, quando tiveram de mudar o nome de Used para The Used por causa de uma banda de Boston que já havia patenteado o nome. Em 2002 lançaram o CD “The Used”, e com ele fizeram várias turnês pelo mundo – a principal delas, “Warped Tour”, conquistando cada vez mais fãs. No ano seguinte, após o grande sucesso de vendas, lançaram um CD/DVD contendo sua história – “Maybe Memories”, seguido de “In Love In Death”, também produzido por John Feldmann.

Em 2005, o The Used liderou a turnê “Taste Of Chaos”, juntamente com outras bandas, entre elas a My Chemical Romance, de quem se tornam íntimos. Juntos fizeram um cover da música “Under Pressure”, originalmente da banda Queen e de David Bowie. Depois de um ano de férias, em agosto de 2006, foi anunciada a saída de seu baterista original, Branden Steineckert. O motivo nunca foi revelado e o posto foi ocupado por Dan Whitesides (ex-integrante da banda New Transit Direction). Em 2007 o The Used lança um novo DVD, e em seguida, um novo álbum. Continuam liderando a “Taste Of Chaos”, desta vez ao lado das bandas 30 Seconds To Mars e Senses Fail, entre outros. O CD “Lies For The Liars”, logo chegaria aos primeiros lugares dos álbuns mais vendidos na Billboard. Em dezembro de 2007, a banda realizou sua primeira turnê pelo Brasil, apresentando-se no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Lançou ainda mais três álbuns – o EP “Shallow Believer” de 2008, “ Artwork” de 2009 e o mais recente “Vulnerable” de 2012.

Site Oficial: theused.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário